POPULAÇÃO

População mundial é o número total de pessoas que existem no planeta.
O número total da população do planeta atingiu 7 bilhões de pessoas em 31 de outubro de 2001. atualmente o mundo possui em torno de 7.321.044.000 pessoas. De acordo com projeções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX. Entretanto, a taxa de crescimento vem caindo desde que os índices de crescimento atingiram seu auge em 1963. A população está em explosão demográfica desde a Revolução Industrial que começou na Inglaterra em meados do século XVIII.
Em 2002, a “Population Reference Bureau” (Organização sem fins lucrativos especializada em estudos demográficos) publicou uma estimativa onde afirma que mais de 106 bilhões de pessoas já viveram na Terra. A estimativa foi classificada pelo próprio autor como semi-científica, dada a falta de dados demográficos para 99% do período desde o qual a espécie humana existe no planeta. Previsões de cientistas americanos dizem que o mundo terá 11 bilhões de pessoas em 2090.

DEMOGRAFIA DA JUVENTUDE

De acordo com o CIA World Factbook, 27,4% da população mundial está abaixo dos 15 anos de idade. Segundo algumas estimativas, há hoje um bilhão de jovens no mundo entre as idades de 15 e 27 anos.
A década de 1990 foi responsável pelo maior número de nascimentos, especialmente após 1995, apesar do fato de a taxa de nascimento não estar tão alta quanto na década de 1960.

No Brasil, estamos entrando na quarta fase do crescimento populacional e consequentemente teremos em torno de 30% da população com mais de 60 anos de idade, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas idosas, visto que no país ultrapassamos a marca dos 204 milhões de pessoas. 19.958 é o número de habitantes de Santo Antonio do Sudoeste. No ano passado tínhamos 19.855. Um aumento de 103 pessoas em um ano. No sudoeste do Paraná a cidade de Francisco Beltrão se mantém em primeiro lugar, com 86.499 habitantes, em segundo lugar vem Pato Branco, com 79.011 moradores. No Paraná, somos 11.163.018 habitantes e em nosso imenso país, Brasil, chegamos a 204.450.649 (isso mesmo, 204 milhões 450 mil e 649 habitantes. Já no planeta, no dia de hoje, as 20 horas,atingimos a marca de 7.321.044.178 de pessoas. A China continua sendo o país com o maior número populacional do planeta, mas de acordo com estudiosos, até o ano de 2050 perderá esse posto para a Índia e em terceiro mais populoso será o país africano, Nigéria. Nos próximos 80 anos poderemos chegar aos 12 bilhões de pessoas, enquanto que no Brasil, esse número não deverá ultrapassar os 270 milhões de pessoas. No Brasil, Estamos entrando na quarta fase do crescimento populacional e consequentemente teremos em torno de 30% da população com mais de 60 anos de idade, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas idosas.
Urge a cada dia mais e melhores políticas voltadas a essa faixa de população.
Pensando nisso, desenvolvemos atividades com os 2º anos do Ensino Médio, atendendo o conteúdo sobre população e com alguns objetivos, como:
- Identificar os povos que deram origem à população brasileira;



- Identificar e analisar as alterações ocorridas na estrutura da população brasileira nos últimos anos;
- Refletir sobre os desafios gerados pelo envelhecimento da população;
- A população brasileira e suas origens;
- O crescimento da população brasileira;
- A estrutura da população brasileira;
- A estrutura da população brasileira Pobreza e renda no Brasil;
- Compreender a importância da demografia no estudo da Geografia da população;
- Analisar a estrutura da população em relação à faixa etária e gênero;
- Verificar e analisar as disparidades existentes na distribuição da população pelo território brasileiro;

Além do conteúdo desenvolvido em sala de aula, através de: Aulas expositivas com síntese dos conteúdos a serem trabalhados; Estudos de textos relativos aos conteúdos abordados, seguido por debates e questionamentos; Realização de pesquisas, bibliográficas e pela internet; Trabalho em equipe com apresentação das conclusões; Trabalho em mapas para localização e representação do conteúdo; Utilização de vídeos e slides para estudo e análise de temas abordados; Elaboração de cartazes e painéis com sínteses de temas trabalhados; e na elaboração de pirâmides etárias, apontando a população por sexo, por cor e faixa etária, tanto do País (Brasil), do Estado (Paraná), bem como do município (Santo Antonio do Sudoeste).


Concentração populacional do globo

Mapa da densidade populacional no mundo em 1994; observe a alta concentração ao longo dos rios Ganges,Yangtzé e Amarelo, na Europa Ocidental, na ilha de Java e namegalópole Bos-wash.
A Ásia abriga mais de 60% da população mundial, com quase quatro bilhões. A China e a Índia sozinhas têm 21% e 17% respectivamente. Essa marca é seguida por África com 840 milhões de pessoas, 12,7% da população mundial. Os 710 milhões de pessoas da Europa correspondem a 10,8% da população mundial. A América do Norte tem uma população de 514 milhões (8%), a América do Sul, 371 milhões (5,6%) e a Oceania em torno de 60 milhões (0,9%).

Demografia da juventude

De acordo com o CIA World Factbook, 27.4% da população mundial está abaixo dos 15 anos de idade.[3] Segundo algumas estimativas, há hoje um bilhão de jovens no mundo entre as idades de 15 e 27 anos.
década de 1990 foi responsável pelo maior número de nascimentos, especialmente após 1995, apesar do fato de a taxa de nascimentos não estar tão alta quanto na década de 1960.


ftp://ftp.ibge.gov.br/…/Estimativas…/estimativa_dou_2015.pdf


















ANEXOS:
Trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. 2º ano, turma D, período: Tarde, do Colégio Estadual Humberto de Campos, na disciplina de Geografia, administrada pelo Prof. José Claudio Rech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário