EXPANDINDO FRONTEIRAS

Em grupos de três a quatro estudantes, fazer uma análise das figuras 01, 02, 03, 04, 05 e 06, procurando descrever como será a situação da qualidade de vida, relacionada com a questão da presença do Estado: desigualdade social; saneamento básico, educação; sistema de transportes; ocupação do espaço urbano e segurança.
 Figura: 01

Soweto é uma cidade contígua a Joanesburgo, na África do Sul, que foi estabelecida em 1963 para juntar sob uma mesma administração um conjunto de bairros para negros. De acordo com as leis do Apartheid, os negros não podiam viver em áreas reservadas aos brancos.

 Figura: 02

A França é um país localizado no continente europeu, mais especificamente na Europa Ocidental. Uma das grandes incentivadoras e membro-criador da União Europeia, o país foi uma potência colonial no passado, e ainda possui territórios e dependências ultramarinas, em diversos lugares ao redor do mundo.
 Figura 03

Foto do autor: 19 de out. De 2013.
Fronteira entre Brasil e Argentina, localizada na Linha Formosa, distante 15 Km da cidade de Santo Antonio do Sudoeste
 Figura 04

Foto do autor: 19 de out. De 2013.
Fronteira entre as cidades de Barracão (BR) e Bernardo de Yrigogem (AR). Lado esquerdo é a cidade de Barracao e ao lado direito Bernardo de Yrigogem (AR).
 Figura 05

Foto do autor: 05 de jun. De 2013.
Foz do Rio Santo Antonio. Em primeiro plano lado direito, território do Brasil. Lado esquerdo, Rio Santo Antonio. Em segundo plano, lado direito, Rio Iguaçu e lado esquerdo, território da Argentina. 

Figura 06

Foto do autor: 05 de jun. de 2013.
Rio Santo Antonio. Margem esquerda, território da Argentina e na margem direita, território do Brasil. Vista a partir da ponte que liga Brasil e Argentina, entre as cidades de Santo Antonio do Sudoeste (BR) e San Antonio (AR). Em meados de maio a cidade de Santo Antonio do Sudoeste sofreu uma das maiores enchentes. Cerca de quatro mil pessoas foram atingidas pelo Rio Santo Antonio e seu afluente, o Rio Cedro que corta a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário